domingo, 27 de Janeiro de 2008

Aloé, ou babosa, uma planta medicinal?

ALOÉ (BABOSA) UMA PLANTA MEDICINAL




Em cima: foto das folhas das 3 espécies de Aloé (babosa), apresentadas aqui,









Fotos acima (2): Babosa ou Aloé Vera (barbadensis) em vaso


Uma Planta Medicinal... e Ornamental Também





Nesta foto um conjunto de Aloés arvorensis floridos, num jardim público




São muitas as virtudes que se atribuem ao Aloé, ou Babosa. É uma das plantas com maior fama e utilização, como Remédio Caseiro, como produto natural manufacturado, e tem uma infinidade de aplicações, que incluem: tratamentos internos, da pele, do cabelo, etc.


A planta é comum, fácil de obter e de preparar para ser usada.
Para alguns usos nem necessita de preparação.


Há quem tenha sempre à mão, em vaso, porque é recurso, barato e eficiente, para muitos problemas e acidentes, como queimaduras, por exemplo.

A babosa ou Aloé Vera (Barbadensis) das fotos em cima é a que eu uso. É, sem sombra de dúvidas, a melhor e mais eficiente.
Para usar internamente, corto um pedaço da folha, com cerca de 8 a 10 cm de comprimento, tiro os espinhos, junto sumo de maçã e trituro. Também se pode juntar maçã e água e triturar.
Se me queimo, corto um pedaço da folha do Aloé, abro ao meio e coloco sobre a queimadura uma parte deixando a outra no frigorífico (geladeira), para substituir a que coloquei sobre a queimadura, logo que esta começa a aquecer.
Também costumo abrir a folha do Aloé ao meio, retiro a maioria da polpa para o sumo e coloco a casca debaixo dos pés, dentro duma meia. Remove os calos, incluindo os calos moles, internos, se usada com insistência (durante vários dias); mas também se sente o efeito internamente.
Convém conhecer a planta, saber distingui-la porque, tal como acontece com muitas outras plantas, há uma infinidade de espécies que respondem pelo mesmo nome, em regiões (ou fontes de informação) diferentes; e também há uma infinidade de nomes para uma mesma planta (ou família de plantas com propriedades semelhantes), conforme as diferentes regiões, países (estou a pensar no Brasil), etc.


Existe uma infinidade de produtos, no mercado, alguns deles caríssimos, preparados à base de Aloé...


Noutra altura espero poder complementar este texto com alguns dos usos mais comuns e benefícios do Aloé.


Este blogue (blog) destina-se, só, a apresentar as plantas e suas características mais relevantes.

O Aloé das fotos em cima, Aloé Vera, tem folhas que, quando desenvolvidas, tem comprimentos que variam entre 45 cm e 55 cm ou mais.




Um Aloé Arborencens (em vaso), foto em cima.



A flor do Aloé Arborencens



Em baixo o mesmo aloé, babosa (arborensis), mas num jardim público



















A seguir, ainda o mesmo aloé, com as suas características flores de inverno, no parque de Monsanto. São plantas antigas que atingem mais de 1,5 metros de altura e com folhas enormes (relativamente a esta espécie).











Este aloé também é usado para tratamentos. No caso da planta em vaso, as suas folhas (desenvolvidas) têm comprimentos que variam entre os 25 e os 35 cm; nos parques ou jardins as folhas são bem maiores.



Mais uma espécie de Aloé (foto abaixo). As folhas têm comprimentos de, até, 10 cm (entre 7 e 10 cm) e também pode ser usado medicinalmente.

















Na primeira foto deste texto apresentam-se as 3 folhas destas diferentes espécies de aloé, para se perceber bem as diferenças entre elas.

APELO!
Atenção às campanhas mais recentes:
-- Petição Para Valoração da Abstenção
-- Assine a petição AQUI, ou AQUI ou AQUI, ou AQUI, ou AQUI
-- Denúncia de Agressão Policial



-- Petição contra os Crimes no Canil Municipal de Lisboa

71 comentários:

Adriana disse...

É uma pena as pessoas não o devido valor às plantas...
Eu adoro!
Parabéns pelo lindo Blog.

Biranta disse...

Adriana!
Esteja atenta porque este blog (também) vai fazer sucesso. Tenho fotos fantásticas e os textos publicados são apenas esboços.

borboleta disse...

Ha aloe!se as pessoas soubessem teriam sempre uma planta desta em casa;eu tenho uma ha janela da minha cozinha,pois que a tenho como primeiros socorros para queimaduras,nao deixa ganhar bolhas e a dor desaparece tao depressa e aplicada em cima da area afectada,e para mordidelas de insectos.Corta-se a ponta duma folha,e abe-se com a ponta de uma faca ao alto da folha,abre-se esta e coloca-se sobre a area mordida ou queimada.

Biranta disse...

É! Eu também faço isso, inclusive para algum ferimento ocasional, para sarar mais depressa.

Anónimo disse...

DedÊ Esperançosa
Tenho uma amiga que afirmou ser curada de cancer na tireoide usando a babosa batida no liquidificador com 2 copos de mel de abelhas e um terço do copo de cachaça. Usar 3 vezes ao dia durante 10 dias.
Parar um período (10dias) e voltar a tomar.
Fé em Deus e utilizar as plantas que Ele nos deu.

Luzia Ferreira disse...

Eu sofri um acidente de moto machuquei feio a minha mão to,mei antibiótico, nada adiantou, passei a geléia da babosa senti refrescancia em menos de 3 dias senti a diferença fiquei boa.

Espírito das Mãos disse...

O Xarope de Aloé que falam num dos comentários é efectivamente muito bom. A minha Mãe tinha uma ulcera no estomago que curou com este xarope. Aqui vai a receita:

1 folha grande do cacto ou duas pequenas, limpas com agua e retirados os espinhos

meio frasco de mel de 500 ml

1 colher de sopa de cachaça,wisky

- Para desintoxicar organismos deixar a pele das folhas, pois irá limpar melhor os intestinos - contudo depois disso deverá ser feito uma manutenção da flora intestinal com lactobacilos para repor as bacterias boas.

- Para um xarope sem desintoxicar só para cicatrizar retirar a pele ficando apenas o interior.

- Colocar tudo num copo misturador e misturar bem até ficar completamento liquido.

- Tomar uma colher de sopa antes das principais refeições, durante um mês.

Este tratamento deverá ser feito por todos uma a duas vezes no ano, sendo um na primavera e outro no Outono.

Obrigada á Mãe Natureza por tais dádivas.

Espírito das Mãos disse...

Ah... o xarope deverá ser mantido num frasco de vidro e dentro do frigorifico.;)

Anónimo disse...

a babosa é ótima ,mas tomem cuidado com a preparação pois a sua casca é celulose não faz bem para o estomago e a parte dos espinhos contém aloina que é venenosa e só algumas espécies são comestíveis ,para usá-la tire os espinhos abra a sua casca ao meio e tire a seiva com uma colher nunca bata com casca e tudo no liquidificador

ieda disse...

gostei muito de saber mais sobre a aloe vera ela e boa tambem para os cabelos,tambem gosto muito de plantas.

Biranta disse...

Otto!
Pode usar assim mesmo como lhe indicaram, na fístola. o Aloé , ou babosa, é um excelente cicatrizante e regenerador dos tecidos, portanto vai ajudar a curar, com cereza

Anónimo disse...

Adorei é muito bom para um estudo e um trabalho de escola.Otimo adios.

Anónimo disse...

Minha mãe usou em mim quando eu queimei a perna na discarga da mooto do meu primo

Biranta disse...

O Aloé VEra Barbadensis (Babosa) ingerido "pode" fazer muito mal à saúde???
Pois olhe, EU não passo sem ele. Não sei o que pode, ou não "pode", mas que me faz muit0 bem e muita falta faz.
Em primeiro lugar, por experiência própria lhe digo que é das melhores coisas para tratar probemas de intestino e depois, para que conste, enquantro eu TOMO aloé ou algum suco de aloé NÃO TENHO DORES REUMÁTICAS NEM da zona... Imagine se uma notícia manhosa com um qualquer "PODE", me fazia passar a sofrer que nem uma condenada por não beber o meu aloé... Se não há à venda (por aqui ainda há e muito) eu mesma colho e preparo o sumo.
Além disso, eu ainda não vi nenhum estudo que dissesse isso, para poder avaliar a consistência das conclusões... e não confio nada nas autoridades sanitárias, muito menos quando a minha experiência diz o contrário.

Biranta disse...

Intestino preso e com muitos gases? Beba mais água, coma verduras, saladas e envinagrados, tome magnésio (cloreto de magnésio é bem baratinho e óptimo)
As maçãs reinetas são essenciais; pelo menos 2 ou 3 por dia, com casca, bem mastigadas, de preferência.
O tomate, o feijão verde, as lentilhas, o alho porro (alho francês) são muito bons.
tomar chá de lúcia lima (Lípia Citriodora) ajuda imenso...
Mas o aloé é indispensável. Tem de conseguir identificar convenientemente o seu para poder usar sem medo.

edson jose hanauer disse...

Me alimento normalmente da planta Aloé Arborencens, só retiro os espinhos da folha, pra mim não tem comtra indicação.

Barreto disse...

Que a Babosa ajuda a CURAR diversos tipos de doenças, sem dúvida nenhuma, eu sei que CURA. Porque ela atua desintoxicando o organismo e fortalecendo o sistema Imunológico que é quem faz o organismo reagir, combater e elimina todo e qualquer mal que esteja presente ou que queira se instalar.

Só que, esta forma de preparo da babosa indicado pelo Frei Romano Zago, está DESATUALIZADA em relação aos atuais CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS sobre a Babosa .

Por exemplo, para quem é diabético, tem o impecílio da preparação com o mel que eleva a taxa de açucar no sangue, e para outras pessoas, tem a impossibilidade de consumir com bebida alcoólica por estar tomando medicamentos ou mesmo pela idade. Desse modo, pra muita gente, fica difícil ou impossível consumí-la.

Se querem uma forma bem simples de preparar a babosa, ensino como fazer o suco diretamente da folha, pelo processo de congelamento, onde você verá que, o cheiro característico e o gosto amargo da babosa, desaparecem significativamente, mantendo todas as suas propriedades nutricionais, sem precisar ESTABILIZAR, e muito menos utilizar mel e bebida alcoolica para conservar, além de eliminar a Aloína que é tóxica e laxante, e causa diarréia. Sugiro que procurem nos seguintes Links:

Babosa - Alimento Funcional que lhe dá mais Saúde e Qualidade de Vida: http://www.facebook.com/#!/saudeequalidadedevidacombabosa?fref=ts

e no site:
http://amigosdacura.ning.com/profiles/blogs/babosa-alimento-funcional-que-lhe-d-mais-sa-de-e-qualidade-de

Sara disse...

O aloé tem muitos usos que as pessoas não sabem. Há produtos de cuidados da pele são feitos com aloé e tratamento de cabelo de aloé. Beijos

Anónimo disse...

Ola,
Entrei neste blog por acaso e devo dizer que fico triste por ler tanta enormidade sobre a babosa...
Cultivo algumas variedades ha cerca de 20 anos das quais o Aloé Barbadensis e o A. Arborescens (os mais cultivados no Brasil) para consumo pessoal. O Aloé com menos propriedades medicinais é o A.Barbadensis tbm conhecido por A.Vera (o Aloé Vera Barbadensis nao existe, menina Biranta!)
Curiosamente nos paises onde é cultivado nao existem informaçoes cientificas que esclaressam quem queira utilizar as babosas em medicina alternativa.
Um abraço de Paris

Biranta disse...

E são essas as enormidades todas que encontrou e o (a) entristeceram?
Você está muito susceptível hoje! É por ser Natal longe de casa? Deixe lá. Há coisas bem piores.
Mas, por acaso, você não encontra em parte nenhuma do texto Aloé Vera Barbadensis. O que você encontra é: Aloé Vera (barbadensis)... o que faz toda a diferença.
Sabe? essa coisa das pontuações, dos parentesis, etc. não existem nem se usam por acaso.
E, já agora, só mais uma coisinha, uma (pequena) rectificação: o Aloé barbadensis é o que tem mais reputação como planta medicinal; é o que se usa nos produtos manufacturados e é, garantidamente, aquele com cujo se obtém melhores e mais eficientes resultados. E aqui fala a experiência, porque já experimentei os 3 de cujos existem fotos no texto. É verdade que já encontrei, na NET fotos destes aloés com os nomes trocados. Não sei se será o seu caso... mas garanto-lhe que, aqui neste blog, só se publicam os textos e se atribuem os nomes científicos depois de aturada pesquisa e de esclarecimento cabal das "confusões" que são muitas nesta matéria, infelizmente. Mas prontos. Está perdoado(a)... por ser Natal, evidentemente.
Um abraço desde Lisboa.

Anónimo disse...

Ola, não sei que é mais susceptivel... (ou sera que ficou enervada?)
Em todo o caso saiba que o facto de a menina ignorar tudo sobre o Aloé Vera não é motivo para ignorar a competência dos outros.
Um exemplo de duas frases suas:
1) Mas, por acaso, você não encontra em parte nenhuma do texto Aloé Vera Barbadensis
2)O Aloé VEra Barbadensis (Babosa) ingerido "pode" fazer muito mal à saúde??? (22/01/2012)

Podia acrescentar mais algumas frases mas visivelmente a menina não esta habilitada a falar de aloés. A prova é que acho que vai ser dificil provar o contrario se publicar meu comentario. Outra coisa eu nao sou Português e Paris não é longe de casa!
Um abraço, amigo(a) Biranta

Biranta disse...

Isto poderia ser um diálogo interessante se eu tivesse tempo para "tretas".
Meu (minha) caro(a). Já é a segunda vez que digo isto, neste blog e gostaria que fosse a última, mas duvido. Para mim (e para os que aqui vêm) não interessam nada as suas afirmações sobranceiras, abstractas.
Portanto, faça-se útil: concretize!
E quanto ao Aloé Vera (barbadensis) eu disse: NO TEXTO.
Sabe? os comentários são sempre escritos à pressa e, por isso, as gralhas são mais prováveis.
A julgar pelo que diz, você está habilitado(a) a falar de Aloé. Porque é que não fala? Tem medo de quê? De que os outros lhe façam o mesmo que você faz?
E eu a perder tempo precioso com conversa da treta. Se tem alguma coisa útil, CONCRETA, para dizer, diga. Se não tem não faça os outros perderem tempo com conversa da treta.
A menos que um seu novo comentário traga alguma coisa de concreto que fundamente o que diz... nem publico.
Tenha Boas Festas e um Bom Ano.
Ah! E eu não pensei que fosse português mas sim brasileiro (se não é porque é que cultiva os Aloés mais comuns no Brasil?)

Anónimo disse...

Devido a prisão de ventre e intestino preso por muitos anos, mesmo tomando os mais variados cuidados com o que se come e remédios, acabei por arregaçar o cu, hemorroidas internas e externas. como dóoooiii. ha um mês que esou tomando babosa batida com iorgut, leite de soja, ou refrigerante, e tambem lambusando o dedo na poupa da folha e passando dentro do reto. é incrível mas a dor, aquele ardume desaparece quase que instantaneamente, e com a batida, acima explicado meu intestino começou a funcionar direitinho, duas vezes ao dia e sem fazer força nenhuma. a massa desliza como um quiabo. acabou aquela sensação após evacuar de queainda esta com o cu cheio. Ta ai quem quer usar, faça bom proveito. um abraço atodos.

Anónimo disse...

Biranta,
não gosto de polémicas nem de conversas de "peixeira".
A sua falta de diplomacia nem me incita a dar-lhe o nome de todos os Aloés que mostra nas fotos.
Adeus

AloeVera Lisboa disse...

A nossa pele é a linha da frente na luta diária contra a poluição e outros agentes irritantes do meio ambiente.

É por isso que necessitamos de a proteger e reforçar com extremo cuidado.

O aloe vera, cuja utilização mais tradicional tem sido como calmante natural da pele, é a defesa ideal.

Desenvolvemos uma gama de produtos únicos e variados que funcionam naturalmente ao hidratar e fornecer nutrientes e vitaminas essenciais para a pele.

A nossa linha de produtos de cuidados da pele pode ajudar a combater os efeitos nocivos do meio ambiente.

Estes produtos estão reforçados com o Selo de Aprovação do Conselho Científico Internacional do Aloe.

Mônica Araujo da Silva disse...

Oi Biranta


eu estou gravida de 1 mês e não estou podendo ter o bebe no momento por questão finaceiras então tomei 2 Cytotec e ejetei os outros e ate agora não aconteceu nadas então repetiu o mesmo processo e nadas. então resolvi ir ao medico bate o ultrasom e o medico me disse q o enbrião não estar formado apenas tem um saguinho pretinho de 4 cetimetro . me iindicaraão o Chá de kina kina hj então comprei e tomei e nadas ate agora .. Gostei muito do seu Blog e vim que artemísia e arruda e bom . Como tomo ?

Mônica Araujo da Silva disse...

OI boa tarde como tomo o chá de artemísia ou arruda ;? para 1 mês de gestante ?

Biranta disse...

Pode tomar só a artemísia, a canela, ou mesmo o aloé como descrito neste texto. Nesse caso qualquer deles pode funcionar.
Mas toma só 2 dias. Em vista do que o médico lhe disse, se a menstruação não descer terá de esperar até à próxima data do seu período.
Entretanto devia fazer exame de sangue e repetir cada 10 dias para ter a certeza de que não há evolução.
As receitas encontra nos texto sobre o tema no meu outro blog, REMÉDIOS CASEIROS.
Ah! E a quina quina é PROIBIDÍSSIMA nesses casos porque tem efeitos secundários muito perversos. Não apenas pode levar à morte como impede as pessoas de procurarem socorro, ao contrário da generalidade das outras plantas

Anónimo disse...

biranta tenho babosa em casa e estou com dois meses de gravidez,vou tenta fazer um cha posso fazer o cha dessa planta sem tirar os espinhos ou outras coisas.

Biranta disse...

Leia os textos sobre o tema, COM ATENÇÃO.
Chá? de babosa, para 2 meses pode não ser uma boa opção. 2 meses não dá para facilitar nem para hesitar.

janne disse...

Faz tempo que quero uma planta Babosa. Não sei onde comprar.
Pode me dizer algum endereço que venda? Sou de São Paulo,Capital

marine disse...

Eu uso babosa mais a minha nao e amarga mais quando me queimo, cura em 5 mn, a flor e igual as das fotos , mais NAO E AMARGA ,eu como ela de manah sem mel porque nao tem gosto nehum,..Alguem pode me dizer se e posivel????e Babosa mesmo?

AloeVera Lisboa disse...

Provavelmente saberá que o aloe vera é uma planta que possui um efeito calmante sobre algumas situações cutâneas. Se bem que esta seja uma das incríveis propriedades do aloe vera, há muito mais que se pode dizer sobre esta planta. Como planta suculenta que cresce até mesmo nos desertos mais áridos, as elegantes folhas de aloe vera, com um formato semelhante a uma espada, estão repletas de centenas de componentes nutricionais e de um elevado teor de água, que proporciona uma melhor qualidade de vida e beneficia o corpo por dentro e por fora.
http://aloeveralisboa.wordpress.com/

AloeVera Lisboa disse...

Provavelmente saberá que o aloe vera é uma planta que possui um efeito calmante sobre algumas situações cutâneas. Se bem que esta seja uma das incríveis propriedades do aloe vera, há muito mais que se pode dizer sobre esta planta. Como planta suculenta que cresce até mesmo nos desertos mais áridos, as elegantes folhas de aloe vera, com um formato semelhante a uma espada, estão repletas de centenas de componentes nutricionais e de um elevado teor de água, que proporciona uma melhor qualidade de vida e beneficia o corpo por dentro e por fora.
http://aloeveralisboa.wordpress.com/

Anónimo disse...

Oi adorei esse blog.

Laila Coelho disse...

Olá Biranta.. Adoreei o seu blog.. andei lendos varios textos e comentarios.. e gostaria de dividir meu problema com vc .. Tenho 18 anos e uma neneim de 2 e meio. (Ainda amamento).Não tomo anticoncepcional há uns 5 meses (BURRICE). Minha Mentruação veio no mês de Janeiro, falhou o mês de Fevereiro e estou esperando com esperança que ela venha em Março(sendo que veim sempre pelo dia 20 de cada mês. Fiz dia 17/03 o exame BETA QUALITATIVO (acima de 25 é positivo)e deu 25, estoooou muito desesperada. Tenho que repetir o exame daqui uma semana. mais não posso ficar esperando sem fazer nada .. Conforme li, estou com planos de toma o de babosa, e o de cravo, com canela e o da folha da planta melão são caetano. Quaal seriiia o melhor pro meu caso ??? ESTOU MUITO DESESPERADA

Biranta disse...

Por uma questão de princípio, não respondo a comentários desses fora dos respectivos texto.
Apenas abro esta excepção porque você amamenta e para dizer que não pode tomar esses chás estando a amamentar. Portanto, convém que esclareça devidamente a questão, antes de mais.

vera disse...

oi meu filho tem dermatite aguda e cronica, usamos muita pomadas de corticoides a muitos anos, gostaria de saber como posso usar a babosa na pele dele, se vc tem alguma receita tipo um creme, que posso fazer e ir usando todos os dias.
também se ela é indicada para tratamento longo ou não

Biranta disse...

Devia ter informado a idade do seu filho....
Na verdade ele deve usar a babosa topicamente (aplicando na pele) e também tomar o sumo (suco).
As dermatites têm sempre origem interna. Não esqueça que a pele é o nosso maior órgão que também é usado para eliminar as toxinas...
A babosa, usada internamente, vai "limpar" o organismo.
Para além disso há que vigiar os hábitos alimentares e também se devem fazer as correcções necessárias para que a pele seja devidamente "alimentada" de modo a que possa cumprir a sua função sem ser destruída.
Não conheço uma receita específica de creme. Eu, quando necessito, uso a babosa mesmo, passando na pele (ou no cabelo em vez do shampô).
A babosa pode ser usada em tratamentos prolongados mas, como qualquer outra planta não deve ser usada sempre. Use durante 2 meses e faça intervalos de 15 dias. Além disso, o objectivo é curar; desde que consiga o equilíbrio pára de usar. Se for necessário volta a usar.
Não esqueça os outros cuidados; são fundamentais para conseguir resultados duradoiros.

Cecilia Alvito disse...

Olá boa tarde eu tenho alguns problemas de saúde e foi por isso que comecei a ler sobre a Aloe vera a arborense a que tem a flor vermelha ,então comecei a tomar a ALOE VERA,tiro só o gel e como sem mais nada ,como tudo natural,tiro a casca e os espinhos e como o gel de uma folha sem qualquer tipo de sumo,será que estou a fazer mal??

Biranta disse...

Pode comer só o gel. Habitualmente junta-se água ou sumos porque a maioria das pessoas não consegue comer só o gel do Aloé.

cacal disse...

Oi gostaria de tirar uma duvida,tenho o intestino preso e tambem estou com colesterou alto por estar 14 quilos assima do peso uma amiga me indicou o suco da babosa com suco de uvas mais eu bati para um litro 2 folhas grandes e estou me sentindo muito mau sinto dores no estomago insuportaveis ela tambem me disse q ajudou ela a perder peso sera que estou fazendo serto ou erado como devo fazer.

cacal disse...

Oi uma amiga me ensinou tomar o suco da babosa pra emagrecer e para relaxar meu intestino,so que para500 ml de suco usei 2 folhas inteiras fiz o suco coloquei em uma garrafa de vidro e comecei a tomar deu serto na diarreia so que sinto uma colica uma dor insuportavel no intestino mais como preciso emagrecer por estar com o colesterou muito alto gostaria de saber se posso continuar tomando

Biranta disse...

Cacal!
Se você tem dores insuportáveis NÃO DEVE prosseguir com essa "receita" há muitas coisas que permitem emagrecer e que também reduzem o colesterol; a alcachofra, por exemplo; comer ananaz e papaia após as refeições; o chá verde.
O Aloé é excelente para esse efeito (emagrecer e reduzir o colesterol) mas, provavelmente não pode misturar com sumo de uva (que, aliás, favorece o ganho de peso).
Além disso tem de tirar as casca toda ao Aloé. Eu aconselharia a experimentar o suco de Aloé com maçã e juntar umas gotas de suco de limão. Usa uma folha de Aloé (sem casca), uma maçã e suco de limão a gosto; completa com água para um litro e toma durante o dia todo. Acho que assim já não lhe provoca essas dores. Se provocar escolha outro método de emagrecimento... Em princípio o colesterol também desce com a maioria dos métodos naturais para emagrecer. Se quiser se garantir tome alcachofra ou chá de cardo mariano para o colesterol.

mita disse...

Tenho uma amiga q sua tia ja xta verde seu umbigo rebentou. Cheira mal
será q a rreceita ainda pode ajuda-lá.

Biranta disse...

Pode ajudar sim. Toma e coloca na ferida. Mas há outros tratamentos naturais, à base de plantas, que podem ajudar muito...

Erica Oliveira disse...

Boa noite. Nao entendi direito como se faz o cha de alo vera. Poderia me explicar.? Obrigada.

Biranta disse...

Eu não faço chá de Aloé Vera. Faço batido com sumo de maçã (ou com maçã mesmo. Como se faz, a dose de aloé, depende da finalidade. Mas acho que, se ler melhor, consegue se esclarecer.
Boa sorte!

Graça Teixeira disse...

Boa noite, tenho uma planta que foi oferecida como sendo "Olá Vera " vizinhas minhas disseram que não é ,como faço para ter a certeza se é ou não ?
Desde já agradeço .
Graça Teixeira .

Biranta disse...

Se a sua planta é igual a alguma das das fotos é Aloé Vera; zsed não é igual a nenhuma não sei como ajudar. Há outras espécies de Aloés... mas não sei se todos t~em as mesmas aplicações. Estes têm.

Anónimo disse...

Santa ignorância. Não discutam por causa de um bem tão especial que Deus nos deixou para tirarmos dele o melhor proveito possível. Eu tenho vários pés das duas espécies, são as duas óptimas cada uma para seu fim. estou muito bem informada sobre as duas,e acreditem ,é um bem muito precioso.tenho conhecimento de pessoas que se curaram que são verdadeiros milagres.

Anónimo disse...

Estou grávida de aproximadamente 3 semanas, se eu tomar chá de babosa eu consigo abortar? E se sim, como devo preparar? Obrigada

Biranta disse...

No meu blog "REMÉDIOS CASEIROS, Biranta" encontra, nos textos sobre esse tema: "plantas e chás abortivos", a forma de preparar a babosa e muitas outras "receitas". É de toda a conveniência ler, ver o vídeo que publiquei sobre o assunto para saber o que fazer e como em todas as circunstâncias.
Se consegue ou não depende de si... Leia os textos que percebe.

Anónimo disse...

Olá Biranta boa tarde!

Estava pesquisando algum site a respeito da planta, pois uma conhecida está com problemas sérios de saúde e leu no site do Frei Romano a respeito e surgiu uma esperança,porém, ela disse que para fazer o xarope, precisaria colher a planta a noite e tirada na hora.
Agradeço se souber informar, onde encontro aqui em SP?

Muito obrigado

Biranta disse...

Há realmente um conjunto de preceitos seguidos pelas pessoas que colhem e preparam plantas para curar doenças:
- colher antes do Sol nascer;
- estar calmo (de bem com a vida);
- conversar com o pé, pedir licença para colher explicando a necessidade: que é para curar uma pessoa muito doente;
- abençoar o pé da planta e pedir a Deus saúde para a planta e para a pessoa que vai usar o remédio;
- a preparação segue as mesmas regras: deve ser preparado por alguém que esteja "de bem com a vida", que seja optimista e se sinta bem;
- deve ser preparado com a INTENÇÃO de servir para curar...
Aonde encontra em SP eu não sei.
Procure nos mercados, nas casas de flores (por aqui encontra-se até em supermercado a planta em vaso).
Talvez apareça alguém que informe melhor.
Boa sorte e boas melhoras para a pessoa doente.

Andr3 disse...

Boas gostava de fazer o sumo de aloe porque tenho problemas intestinais mas não sei qual a espécie da minha planta pois foi-me dada e pelo que li nem todas as espécies são boas para fazer o sumo...

Anónimo disse...

como se identifica a espécie de aloé vera?

Biranta disse...

Eu acho que o aloé barbadensis (que é o mais usado e é o melhor, embora o outro também sirva) é inconfundível. Observe bem as fotos... Ou compre um sumo de aloé puro. Tem o mesmo sabor e cheiro...

Andr3 disse...

há a possibilidade de lhe enviar uma foto de maneira e reconhecê-la melhor que eu?

Anónimo disse...

A minha planta tem mais ou menos 1 ano e algumas folhas estão com um toque arrocheado como se estivessem a murchar. Ora eu sei que deve-se por pouca água será que estarei a por a menos e ela fica assim ou será mesmo a mais? Ou poderá ser alguma doença na planta?

Biranta disse...

O Aloé quer bastante água sim. Porém, não admite encharcamento. A planta resiste bem à sede (não seca facilmente) mas se não tem água suficiente as folhas ficam sem seiva; não dá para usar.
O truque para evitar encharcamentos e dar água à planta é juntar uma boa quantidade de areia à terra do vaso (ou do chão); para o vaso junta-se cerca de um terço de areia. A terra barrenta (com muita argila) é desaconselhável. Se põe pouca água, provavelmente o amarelado é de demasiada exposição ao sol e sede...

Biranta disse...

Andr3!
Você tem um perfil do blogger (e, consequentemente) um perfil do google+... publique as fotos (o google adora isso porque é um grande negócio para eles) e deixe aqui o url.

Anónimo disse...

É preferível ter a planta ao sol ou à sombra? Agora deixo a minha à sombra devido ao excesso de sol pois o topo das folhas parece que está "vazio". Outra questão é ao eu cortar uma folha ela volta a crescer? E se eu cortar uma folha e plantar noutro vaso vai-se desenvolver uma nova planta?
Obrigado!

Biranta disse...

Os cactos gostam de sol... Mas este cacto, se estiver muito exposto em local muito seco e muito quente, perde viscosidade e seiva. Os meus estão ao sol e o local é quente. Só têm sombra a partir das 4 da tarde; mas eu rego todos os dias...
Não sei se plantando uma folha ela pega. Os meus Aloés têm "filhotes"(rebentos), muitos filhotes que nascem directamente da terra; e esses sim, Pegam com muita facilidade.

Anónimo disse...

e dessa maneira a terra seca todos os dias?

Biranta disse...

A terra seca todos os dias, sim!
Se for bem drenada como convém (boa percentagem de areia), basta fazer o teste do toque (mexe na terra para verificar se tem humidade) e logo verá quando a planta tem sede; isto é: quando a terra está completamente seca.

sn disse...

Na primeira foto qual é o nome do tipo de aloé cuja folha é a de cima?

Anónimo disse...

Ao sumo de aloé pode-se juntar apenas água em vez de sumo? E que sumo juntar para quem quer engordar?

Biranta disse...

Na primeira foto, a folha de cima é de Aloé Barbadensis; é o que se usa comercialmente e é, sem sombra de dúvida, o melhor, mas os outros também podem ser, e são, usados como plantas medicinais.
Tenha cuidado porque existem publicações na NET que lhes trocam os nomes: chamam "barbadensis" ao "arvorenses" e vice-versa...

Biranta disse...

Pode juntar só água ao sumo (para fazer o sumo).
Para engordar não sei qual é o melhor sumo.

Anónimo disse...

Boas!
O que significa quando as folhas do aloé têm manchas brancas?