domingo, 27 de janeiro de 2008

Aloé, ou babosa, uma planta medicinal?

ALOÉ (BABOSA) UMA PLANTA MEDICINAL




Em cima: foto das folhas das 3 espécies de Aloé (babosa), apresentadas aqui,









Fotos acima (2): Babosa ou Aloé Vera (barbadensis) em vaso


Uma Planta Medicinal... e Ornamental Também





Nesta foto um conjunto de Aloés arvorensis floridos, num jardim público




São muitas as virtudes que se atribuem ao Aloé, ou Babosa. É uma das plantas com maior fama e utilização, como Remédio Caseiro, como produto natural manufacturado, e tem uma infinidade de aplicações, que incluem: tratamentos internos, da pele, do cabelo, etc.


A planta é comum, fácil de obter e de preparar para ser usada.
Para alguns usos nem necessita de preparação.


Há quem tenha sempre à mão, em vaso, porque é recurso, barato e eficiente, para muitos problemas e acidentes, como queimaduras, por exemplo.

A babosa ou Aloé Vera (Barbadensis) das fotos em cima é a que eu uso. É, sem sombra de dúvidas, a melhor e mais eficiente.
Para usar internamente, corto um pedaço da folha, com cerca de 8 a 10 cm de comprimento, tiro os espinhos, junto sumo de maçã e trituro. Também se pode juntar maçã e água e triturar.
Se me queimo, corto um pedaço da folha do Aloé, abro ao meio e coloco sobre a queimadura uma parte deixando a outra no frigorífico (geladeira), para substituir a que coloquei sobre a queimadura, logo que esta começa a aquecer.
Também costumo abrir a folha do Aloé ao meio, retiro a maioria da polpa para o sumo e coloco a casca debaixo dos pés, dentro duma meia. Remove os calos, incluindo os calos moles, internos, se usada com insistência (durante vários dias); mas também se sente o efeito internamente.
Convém conhecer a planta, saber distingui-la porque, tal como acontece com muitas outras plantas, há uma infinidade de espécies que respondem pelo mesmo nome, em regiões (ou fontes de informação) diferentes; e também há uma infinidade de nomes para uma mesma planta (ou família de plantas com propriedades semelhantes), conforme as diferentes regiões, países (estou a pensar no Brasil), etc.


Existe uma infinidade de produtos, no mercado, alguns deles caríssimos, preparados à base de Aloé...


Noutra altura espero poder complementar este texto com alguns dos usos mais comuns e benefícios do Aloé.


Este blogue (blog) destina-se, só, a apresentar as plantas e suas características mais relevantes.

O Aloé das fotos em cima, Aloé Vera, tem folhas que, quando desenvolvidas, tem comprimentos que variam entre 45 cm e 55 cm ou mais.




Um Aloé Arborencens (em vaso), foto em cima.



A flor do Aloé Arborencens



Em baixo o mesmo aloé, babosa (arborensis), mas num jardim público



















A seguir, ainda o mesmo aloé, com as suas características flores de inverno, no parque de Monsanto. São plantas antigas que atingem mais de 1,5 metros de altura e com folhas enormes (relativamente a esta espécie).











Este aloé também é usado para tratamentos. No caso da planta em vaso, as suas folhas (desenvolvidas) têm comprimentos que variam entre os 25 e os 35 cm; nos parques ou jardins as folhas são bem maiores.



Mais uma espécie de Aloé (foto abaixo). As folhas têm comprimentos de, até, 10 cm (entre 7 e 10 cm) e também pode ser usado medicinalmente.

















Na primeira foto deste texto apresentam-se as 3 folhas destas diferentes espécies de aloé, para se perceber bem as diferenças entre elas.

APELO!
Atenção às campanhas mais recentes:
-- Petição Para Valoração da Abstenção
-- Assine a petição AQUI, ou AQUI ou AQUI, ou AQUI, ou AQUI
-- Denúncia de Agressão Policial



-- Petição contra os Crimes no Canil Municipal de Lisboa

110 comentários:

  1. É uma pena as pessoas não o devido valor às plantas...
    Eu adoro!
    Parabéns pelo lindo Blog.

    ResponderEliminar
  2. Adriana!
    Esteja atenta porque este blog (também) vai fazer sucesso. Tenho fotos fantásticas e os textos publicados são apenas esboços.

    ResponderEliminar
  3. Ha aloe!se as pessoas soubessem teriam sempre uma planta desta em casa;eu tenho uma ha janela da minha cozinha,pois que a tenho como primeiros socorros para queimaduras,nao deixa ganhar bolhas e a dor desaparece tao depressa e aplicada em cima da area afectada,e para mordidelas de insectos.Corta-se a ponta duma folha,e abe-se com a ponta de uma faca ao alto da folha,abre-se esta e coloca-se sobre a area mordida ou queimada.

    ResponderEliminar
  4. É! Eu também faço isso, inclusive para algum ferimento ocasional, para sarar mais depressa.

    ResponderEliminar
  5. DedÊ Esperançosa
    Tenho uma amiga que afirmou ser curada de cancer na tireoide usando a babosa batida no liquidificador com 2 copos de mel de abelhas e um terço do copo de cachaça. Usar 3 vezes ao dia durante 10 dias.
    Parar um período (10dias) e voltar a tomar.
    Fé em Deus e utilizar as plantas que Ele nos deu.

    ResponderEliminar
  6. Eu sofri um acidente de moto machuquei feio a minha mão to,mei antibiótico, nada adiantou, passei a geléia da babosa senti refrescancia em menos de 3 dias senti a diferença fiquei boa.

    ResponderEliminar
  7. O Xarope de Aloé que falam num dos comentários é efectivamente muito bom. A minha Mãe tinha uma ulcera no estomago que curou com este xarope. Aqui vai a receita:

    1 folha grande do cacto ou duas pequenas, limpas com agua e retirados os espinhos

    meio frasco de mel de 500 ml

    1 colher de sopa de cachaça,wisky

    - Para desintoxicar organismos deixar a pele das folhas, pois irá limpar melhor os intestinos - contudo depois disso deverá ser feito uma manutenção da flora intestinal com lactobacilos para repor as bacterias boas.

    - Para um xarope sem desintoxicar só para cicatrizar retirar a pele ficando apenas o interior.

    - Colocar tudo num copo misturador e misturar bem até ficar completamento liquido.

    - Tomar uma colher de sopa antes das principais refeições, durante um mês.

    Este tratamento deverá ser feito por todos uma a duas vezes no ano, sendo um na primavera e outro no Outono.

    Obrigada á Mãe Natureza por tais dádivas.

    ResponderEliminar
  8. Ah... o xarope deverá ser mantido num frasco de vidro e dentro do frigorifico.;)

    ResponderEliminar
  9. a babosa é ótima ,mas tomem cuidado com a preparação pois a sua casca é celulose não faz bem para o estomago e a parte dos espinhos contém aloina que é venenosa e só algumas espécies são comestíveis ,para usá-la tire os espinhos abra a sua casca ao meio e tire a seiva com uma colher nunca bata com casca e tudo no liquidificador

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. xi... bati com tudo e bebi rss

      Eliminar
    2. E não morreu. Eu também já fiz isso. Não se preocupe! Tomando uma ou 2 colheres de sopa por dia não tem qualquer problema. Pode dar uma diarreiazita mas isso, nalguns casos, é uma vantagem...

      Eliminar
  10. gostei muito de saber mais sobre a aloe vera ela e boa tambem para os cabelos,tambem gosto muito de plantas.

    ResponderEliminar
  11. Otto!
    Pode usar assim mesmo como lhe indicaram, na fístola. o Aloé , ou babosa, é um excelente cicatrizante e regenerador dos tecidos, portanto vai ajudar a curar, com cereza

    ResponderEliminar
  12. Adorei é muito bom para um estudo e um trabalho de escola.Otimo adios.

    ResponderEliminar
  13. Minha mãe usou em mim quando eu queimei a perna na discarga da mooto do meu primo

    ResponderEliminar
  14. O Aloé VEra Barbadensis (Babosa) ingerido "pode" fazer muito mal à saúde???
    Pois olhe, EU não passo sem ele. Não sei o que pode, ou não "pode", mas que me faz muit0 bem e muita falta faz.
    Em primeiro lugar, por experiência própria lhe digo que é das melhores coisas para tratar probemas de intestino e depois, para que conste, enquantro eu TOMO aloé ou algum suco de aloé NÃO TENHO DORES REUMÁTICAS NEM da zona... Imagine se uma notícia manhosa com um qualquer "PODE", me fazia passar a sofrer que nem uma condenada por não beber o meu aloé... Se não há à venda (por aqui ainda há e muito) eu mesma colho e preparo o sumo.
    Além disso, eu ainda não vi nenhum estudo que dissesse isso, para poder avaliar a consistência das conclusões... e não confio nada nas autoridades sanitárias, muito menos quando a minha experiência diz o contrário.

    ResponderEliminar
  15. Intestino preso e com muitos gases? Beba mais água, coma verduras, saladas e envinagrados, tome magnésio (cloreto de magnésio é bem baratinho e óptimo)
    As maçãs reinetas são essenciais; pelo menos 2 ou 3 por dia, com casca, bem mastigadas, de preferência.
    O tomate, o feijão verde, as lentilhas, o alho porro (alho francês) são muito bons.
    tomar chá de lúcia lima (Lípia Citriodora) ajuda imenso...
    Mas o aloé é indispensável. Tem de conseguir identificar convenientemente o seu para poder usar sem medo.

    ResponderEliminar
  16. edson jose hanauer14/03/12, 23:44

    Me alimento normalmente da planta Aloé Arborencens, só retiro os espinhos da folha, pra mim não tem comtra indicação.

    ResponderEliminar
  17. Que a Babosa ajuda a CURAR diversos tipos de doenças, sem dúvida nenhuma, eu sei que CURA. Porque ela atua desintoxicando o organismo e fortalecendo o sistema Imunológico que é quem faz o organismo reagir, combater e elimina todo e qualquer mal que esteja presente ou que queira se instalar.

    Só que, esta forma de preparo da babosa indicado pelo Frei Romano Zago, está DESATUALIZADA em relação aos atuais CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS sobre a Babosa .

    Por exemplo, para quem é diabético, tem o impecílio da preparação com o mel que eleva a taxa de açucar no sangue, e para outras pessoas, tem a impossibilidade de consumir com bebida alcoólica por estar tomando medicamentos ou mesmo pela idade. Desse modo, pra muita gente, fica difícil ou impossível consumí-la.

    Se querem uma forma bem simples de preparar a babosa, ensino como fazer o suco diretamente da folha, pelo processo de congelamento, onde você verá que, o cheiro característico e o gosto amargo da babosa, desaparecem significativamente, mantendo todas as suas propriedades nutricionais, sem precisar ESTABILIZAR, e muito menos utilizar mel e bebida alcoolica para conservar, além de eliminar a Aloína que é tóxica e laxante, e causa diarréia. Sugiro que procurem nos seguintes Links:

    Babosa - Alimento Funcional que lhe dá mais Saúde e Qualidade de Vida: http://www.facebook.com/#!/saudeequalidadedevidacombabosa?fref=ts

    e no site:
    http://amigosdacura.ning.com/profiles/blogs/babosa-alimento-funcional-que-lhe-d-mais-sa-de-e-qualidade-de

    ResponderEliminar
  18. O aloé tem muitos usos que as pessoas não sabem. Há produtos de cuidados da pele são feitos com aloé e tratamento de cabelo de aloé. Beijos

    ResponderEliminar
  19. Ola,
    Entrei neste blog por acaso e devo dizer que fico triste por ler tanta enormidade sobre a babosa...
    Cultivo algumas variedades ha cerca de 20 anos das quais o Aloé Barbadensis e o A. Arborescens (os mais cultivados no Brasil) para consumo pessoal. O Aloé com menos propriedades medicinais é o A.Barbadensis tbm conhecido por A.Vera (o Aloé Vera Barbadensis nao existe, menina Biranta!)
    Curiosamente nos paises onde é cultivado nao existem informaçoes cientificas que esclaressam quem queira utilizar as babosas em medicina alternativa.
    Um abraço de Paris

    ResponderEliminar
  20. E são essas as enormidades todas que encontrou e o (a) entristeceram?
    Você está muito susceptível hoje! É por ser Natal longe de casa? Deixe lá. Há coisas bem piores.
    Mas, por acaso, você não encontra em parte nenhuma do texto Aloé Vera Barbadensis. O que você encontra é: Aloé Vera (barbadensis)... o que faz toda a diferença.
    Sabe? essa coisa das pontuações, dos parentesis, etc. não existem nem se usam por acaso.
    E, já agora, só mais uma coisinha, uma (pequena) rectificação: o Aloé barbadensis é o que tem mais reputação como planta medicinal; é o que se usa nos produtos manufacturados e é, garantidamente, aquele com cujo se obtém melhores e mais eficientes resultados. E aqui fala a experiência, porque já experimentei os 3 de cujos existem fotos no texto. É verdade que já encontrei, na NET fotos destes aloés com os nomes trocados. Não sei se será o seu caso... mas garanto-lhe que, aqui neste blog, só se publicam os textos e se atribuem os nomes científicos depois de aturada pesquisa e de esclarecimento cabal das "confusões" que são muitas nesta matéria, infelizmente. Mas prontos. Está perdoado(a)... por ser Natal, evidentemente.
    Um abraço desde Lisboa.

    ResponderEliminar
  21. Ola, não sei que é mais susceptivel... (ou sera que ficou enervada?)
    Em todo o caso saiba que o facto de a menina ignorar tudo sobre o Aloé Vera não é motivo para ignorar a competência dos outros.
    Um exemplo de duas frases suas:
    1) Mas, por acaso, você não encontra em parte nenhuma do texto Aloé Vera Barbadensis
    2)O Aloé VEra Barbadensis (Babosa) ingerido "pode" fazer muito mal à saúde??? (22/01/2012)

    Podia acrescentar mais algumas frases mas visivelmente a menina não esta habilitada a falar de aloés. A prova é que acho que vai ser dificil provar o contrario se publicar meu comentario. Outra coisa eu nao sou Português e Paris não é longe de casa!
    Um abraço, amigo(a) Biranta

    ResponderEliminar
  22. Isto poderia ser um diálogo interessante se eu tivesse tempo para "tretas".
    Meu (minha) caro(a). Já é a segunda vez que digo isto, neste blog e gostaria que fosse a última, mas duvido. Para mim (e para os que aqui vêm) não interessam nada as suas afirmações sobranceiras, abstractas.
    Portanto, faça-se útil: concretize!
    E quanto ao Aloé Vera (barbadensis) eu disse: NO TEXTO.
    Sabe? os comentários são sempre escritos à pressa e, por isso, as gralhas são mais prováveis.
    A julgar pelo que diz, você está habilitado(a) a falar de Aloé. Porque é que não fala? Tem medo de quê? De que os outros lhe façam o mesmo que você faz?
    E eu a perder tempo precioso com conversa da treta. Se tem alguma coisa útil, CONCRETA, para dizer, diga. Se não tem não faça os outros perderem tempo com conversa da treta.
    A menos que um seu novo comentário traga alguma coisa de concreto que fundamente o que diz... nem publico.
    Tenha Boas Festas e um Bom Ano.
    Ah! E eu não pensei que fosse português mas sim brasileiro (se não é porque é que cultiva os Aloés mais comuns no Brasil?)

    ResponderEliminar
  23. Devido a prisão de ventre e intestino preso por muitos anos, mesmo tomando os mais variados cuidados com o que se come e remédios, acabei por arregaçar o cu, hemorroidas internas e externas. como dóoooiii. ha um mês que esou tomando babosa batida com iorgut, leite de soja, ou refrigerante, e tambem lambusando o dedo na poupa da folha e passando dentro do reto. é incrível mas a dor, aquele ardume desaparece quase que instantaneamente, e com a batida, acima explicado meu intestino começou a funcionar direitinho, duas vezes ao dia e sem fazer força nenhuma. a massa desliza como um quiabo. acabou aquela sensação após evacuar de queainda esta com o cu cheio. Ta ai quem quer usar, faça bom proveito. um abraço atodos.

    ResponderEliminar
  24. Biranta,
    não gosto de polémicas nem de conversas de "peixeira".
    A sua falta de diplomacia nem me incita a dar-lhe o nome de todos os Aloés que mostra nas fotos.
    Adeus

    ResponderEliminar
  25. A nossa pele é a linha da frente na luta diária contra a poluição e outros agentes irritantes do meio ambiente.

    É por isso que necessitamos de a proteger e reforçar com extremo cuidado.

    O aloe vera, cuja utilização mais tradicional tem sido como calmante natural da pele, é a defesa ideal.

    Desenvolvemos uma gama de produtos únicos e variados que funcionam naturalmente ao hidratar e fornecer nutrientes e vitaminas essenciais para a pele.

    A nossa linha de produtos de cuidados da pele pode ajudar a combater os efeitos nocivos do meio ambiente.

    Estes produtos estão reforçados com o Selo de Aprovação do Conselho Científico Internacional do Aloe.

    ResponderEliminar
  26. Oi Biranta


    eu estou gravida de 1 mês e não estou podendo ter o bebe no momento por questão finaceiras então tomei 2 Cytotec e ejetei os outros e ate agora não aconteceu nadas então repetiu o mesmo processo e nadas. então resolvi ir ao medico bate o ultrasom e o medico me disse q o enbrião não estar formado apenas tem um saguinho pretinho de 4 cetimetro . me iindicaraão o Chá de kina kina hj então comprei e tomei e nadas ate agora .. Gostei muito do seu Blog e vim que artemísia e arruda e bom . Como tomo ?

    ResponderEliminar
  27. OI boa tarde como tomo o chá de artemísia ou arruda ;? para 1 mês de gestante ?

    ResponderEliminar
  28. Pode tomar só a artemísia, a canela, ou mesmo o aloé como descrito neste texto. Nesse caso qualquer deles pode funcionar.
    Mas toma só 2 dias. Em vista do que o médico lhe disse, se a menstruação não descer terá de esperar até à próxima data do seu período.
    Entretanto devia fazer exame de sangue e repetir cada 10 dias para ter a certeza de que não há evolução.
    As receitas encontra nos texto sobre o tema no meu outro blog, REMÉDIOS CASEIROS.
    Ah! E a quina quina é PROIBIDÍSSIMA nesses casos porque tem efeitos secundários muito perversos. Não apenas pode levar à morte como impede as pessoas de procurarem socorro, ao contrário da generalidade das outras plantas

    ResponderEliminar
  29. biranta tenho babosa em casa e estou com dois meses de gravidez,vou tenta fazer um cha posso fazer o cha dessa planta sem tirar os espinhos ou outras coisas.

    ResponderEliminar
  30. Leia os textos sobre o tema, COM ATENÇÃO.
    Chá? de babosa, para 2 meses pode não ser uma boa opção. 2 meses não dá para facilitar nem para hesitar.

    ResponderEliminar
  31. Faz tempo que quero uma planta Babosa. Não sei onde comprar.
    Pode me dizer algum endereço que venda? Sou de São Paulo,Capital

    ResponderEliminar
  32. Eu uso babosa mais a minha nao e amarga mais quando me queimo, cura em 5 mn, a flor e igual as das fotos , mais NAO E AMARGA ,eu como ela de manah sem mel porque nao tem gosto nehum,..Alguem pode me dizer se e posivel????e Babosa mesmo?

    ResponderEliminar
  33. Provavelmente saberá que o aloe vera é uma planta que possui um efeito calmante sobre algumas situações cutâneas. Se bem que esta seja uma das incríveis propriedades do aloe vera, há muito mais que se pode dizer sobre esta planta. Como planta suculenta que cresce até mesmo nos desertos mais áridos, as elegantes folhas de aloe vera, com um formato semelhante a uma espada, estão repletas de centenas de componentes nutricionais e de um elevado teor de água, que proporciona uma melhor qualidade de vida e beneficia o corpo por dentro e por fora.
    http://aloeveralisboa.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  34. Provavelmente saberá que o aloe vera é uma planta que possui um efeito calmante sobre algumas situações cutâneas. Se bem que esta seja uma das incríveis propriedades do aloe vera, há muito mais que se pode dizer sobre esta planta. Como planta suculenta que cresce até mesmo nos desertos mais áridos, as elegantes folhas de aloe vera, com um formato semelhante a uma espada, estão repletas de centenas de componentes nutricionais e de um elevado teor de água, que proporciona uma melhor qualidade de vida e beneficia o corpo por dentro e por fora.
    http://aloeveralisboa.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  35. Oi adorei esse blog.

    ResponderEliminar
  36. Olá Biranta.. Adoreei o seu blog.. andei lendos varios textos e comentarios.. e gostaria de dividir meu problema com vc .. Tenho 18 anos e uma neneim de 2 e meio. (Ainda amamento).Não tomo anticoncepcional há uns 5 meses (BURRICE). Minha Mentruação veio no mês de Janeiro, falhou o mês de Fevereiro e estou esperando com esperança que ela venha em Março(sendo que veim sempre pelo dia 20 de cada mês. Fiz dia 17/03 o exame BETA QUALITATIVO (acima de 25 é positivo)e deu 25, estoooou muito desesperada. Tenho que repetir o exame daqui uma semana. mais não posso ficar esperando sem fazer nada .. Conforme li, estou com planos de toma o de babosa, e o de cravo, com canela e o da folha da planta melão são caetano. Quaal seriiia o melhor pro meu caso ??? ESTOU MUITO DESESPERADA

    ResponderEliminar
  37. Por uma questão de princípio, não respondo a comentários desses fora dos respectivos texto.
    Apenas abro esta excepção porque você amamenta e para dizer que não pode tomar esses chás estando a amamentar. Portanto, convém que esclareça devidamente a questão, antes de mais.

    ResponderEliminar
  38. oi meu filho tem dermatite aguda e cronica, usamos muita pomadas de corticoides a muitos anos, gostaria de saber como posso usar a babosa na pele dele, se vc tem alguma receita tipo um creme, que posso fazer e ir usando todos os dias.
    também se ela é indicada para tratamento longo ou não

    ResponderEliminar
  39. Devia ter informado a idade do seu filho....
    Na verdade ele deve usar a babosa topicamente (aplicando na pele) e também tomar o sumo (suco).
    As dermatites têm sempre origem interna. Não esqueça que a pele é o nosso maior órgão que também é usado para eliminar as toxinas...
    A babosa, usada internamente, vai "limpar" o organismo.
    Para além disso há que vigiar os hábitos alimentares e também se devem fazer as correcções necessárias para que a pele seja devidamente "alimentada" de modo a que possa cumprir a sua função sem ser destruída.
    Não conheço uma receita específica de creme. Eu, quando necessito, uso a babosa mesmo, passando na pele (ou no cabelo em vez do shampô).
    A babosa pode ser usada em tratamentos prolongados mas, como qualquer outra planta não deve ser usada sempre. Use durante 2 meses e faça intervalos de 15 dias. Além disso, o objectivo é curar; desde que consiga o equilíbrio pára de usar. Se for necessário volta a usar.
    Não esqueça os outros cuidados; são fundamentais para conseguir resultados duradoiros.

    ResponderEliminar
  40. Olá boa tarde eu tenho alguns problemas de saúde e foi por isso que comecei a ler sobre a Aloe vera a arborense a que tem a flor vermelha ,então comecei a tomar a ALOE VERA,tiro só o gel e como sem mais nada ,como tudo natural,tiro a casca e os espinhos e como o gel de uma folha sem qualquer tipo de sumo,será que estou a fazer mal??

    ResponderEliminar
  41. Pode comer só o gel. Habitualmente junta-se água ou sumos porque a maioria das pessoas não consegue comer só o gel do Aloé.

    ResponderEliminar
  42. Oi gostaria de tirar uma duvida,tenho o intestino preso e tambem estou com colesterou alto por estar 14 quilos assima do peso uma amiga me indicou o suco da babosa com suco de uvas mais eu bati para um litro 2 folhas grandes e estou me sentindo muito mau sinto dores no estomago insuportaveis ela tambem me disse q ajudou ela a perder peso sera que estou fazendo serto ou erado como devo fazer.

    ResponderEliminar
  43. Oi uma amiga me ensinou tomar o suco da babosa pra emagrecer e para relaxar meu intestino,so que para500 ml de suco usei 2 folhas inteiras fiz o suco coloquei em uma garrafa de vidro e comecei a tomar deu serto na diarreia so que sinto uma colica uma dor insuportavel no intestino mais como preciso emagrecer por estar com o colesterou muito alto gostaria de saber se posso continuar tomando

    ResponderEliminar
  44. Cacal!
    Se você tem dores insuportáveis NÃO DEVE prosseguir com essa "receita" há muitas coisas que permitem emagrecer e que também reduzem o colesterol; a alcachofra, por exemplo; comer ananaz e papaia após as refeições; o chá verde.
    O Aloé é excelente para esse efeito (emagrecer e reduzir o colesterol) mas, provavelmente não pode misturar com sumo de uva (que, aliás, favorece o ganho de peso).
    Além disso tem de tirar as casca toda ao Aloé. Eu aconselharia a experimentar o suco de Aloé com maçã e juntar umas gotas de suco de limão. Usa uma folha de Aloé (sem casca), uma maçã e suco de limão a gosto; completa com água para um litro e toma durante o dia todo. Acho que assim já não lhe provoca essas dores. Se provocar escolha outro método de emagrecimento... Em princípio o colesterol também desce com a maioria dos métodos naturais para emagrecer. Se quiser se garantir tome alcachofra ou chá de cardo mariano para o colesterol.

    ResponderEliminar
  45. Tenho uma amiga q sua tia ja xta verde seu umbigo rebentou. Cheira mal
    será q a rreceita ainda pode ajuda-lá.

    ResponderEliminar
  46. Pode ajudar sim. Toma e coloca na ferida. Mas há outros tratamentos naturais, à base de plantas, que podem ajudar muito...

    ResponderEliminar
  47. Boa noite. Nao entendi direito como se faz o cha de alo vera. Poderia me explicar.? Obrigada.

    ResponderEliminar
  48. Eu não faço chá de Aloé Vera. Faço batido com sumo de maçã (ou com maçã mesmo. Como se faz, a dose de aloé, depende da finalidade. Mas acho que, se ler melhor, consegue se esclarecer.
    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  49. Boa noite, tenho uma planta que foi oferecida como sendo "Olá Vera " vizinhas minhas disseram que não é ,como faço para ter a certeza se é ou não ?
    Desde já agradeço .
    Graça Teixeira .

    ResponderEliminar
  50. Se a sua planta é igual a alguma das das fotos é Aloé Vera; zsed não é igual a nenhuma não sei como ajudar. Há outras espécies de Aloés... mas não sei se todos t~em as mesmas aplicações. Estes têm.

    ResponderEliminar
  51. Santa ignorância. Não discutam por causa de um bem tão especial que Deus nos deixou para tirarmos dele o melhor proveito possível. Eu tenho vários pés das duas espécies, são as duas óptimas cada uma para seu fim. estou muito bem informada sobre as duas,e acreditem ,é um bem muito precioso.tenho conhecimento de pessoas que se curaram que são verdadeiros milagres.

    ResponderEliminar
  52. Estou grávida de aproximadamente 3 semanas, se eu tomar chá de babosa eu consigo abortar? E se sim, como devo preparar? Obrigada

    ResponderEliminar
  53. No meu blog "REMÉDIOS CASEIROS, Biranta" encontra, nos textos sobre esse tema: "plantas e chás abortivos", a forma de preparar a babosa e muitas outras "receitas". É de toda a conveniência ler, ver o vídeo que publiquei sobre o assunto para saber o que fazer e como em todas as circunstâncias.
    Se consegue ou não depende de si... Leia os textos que percebe.

    ResponderEliminar
  54. Olá Biranta boa tarde!

    Estava pesquisando algum site a respeito da planta, pois uma conhecida está com problemas sérios de saúde e leu no site do Frei Romano a respeito e surgiu uma esperança,porém, ela disse que para fazer o xarope, precisaria colher a planta a noite e tirada na hora.
    Agradeço se souber informar, onde encontro aqui em SP?

    Muito obrigado

    ResponderEliminar
  55. Há realmente um conjunto de preceitos seguidos pelas pessoas que colhem e preparam plantas para curar doenças:
    - colher antes do Sol nascer;
    - estar calmo (de bem com a vida);
    - conversar com o pé, pedir licença para colher explicando a necessidade: que é para curar uma pessoa muito doente;
    - abençoar o pé da planta e pedir a Deus saúde para a planta e para a pessoa que vai usar o remédio;
    - a preparação segue as mesmas regras: deve ser preparado por alguém que esteja "de bem com a vida", que seja optimista e se sinta bem;
    - deve ser preparado com a INTENÇÃO de servir para curar...
    Aonde encontra em SP eu não sei.
    Procure nos mercados, nas casas de flores (por aqui encontra-se até em supermercado a planta em vaso).
    Talvez apareça alguém que informe melhor.
    Boa sorte e boas melhoras para a pessoa doente.

    ResponderEliminar
  56. Boas gostava de fazer o sumo de aloe porque tenho problemas intestinais mas não sei qual a espécie da minha planta pois foi-me dada e pelo que li nem todas as espécies são boas para fazer o sumo...

    ResponderEliminar
  57. como se identifica a espécie de aloé vera?

    ResponderEliminar
  58. Eu acho que o aloé barbadensis (que é o mais usado e é o melhor, embora o outro também sirva) é inconfundível. Observe bem as fotos... Ou compre um sumo de aloé puro. Tem o mesmo sabor e cheiro...

    ResponderEliminar
  59. há a possibilidade de lhe enviar uma foto de maneira e reconhecê-la melhor que eu?

    ResponderEliminar
  60. A minha planta tem mais ou menos 1 ano e algumas folhas estão com um toque arrocheado como se estivessem a murchar. Ora eu sei que deve-se por pouca água será que estarei a por a menos e ela fica assim ou será mesmo a mais? Ou poderá ser alguma doença na planta?

    ResponderEliminar
  61. O Aloé quer bastante água sim. Porém, não admite encharcamento. A planta resiste bem à sede (não seca facilmente) mas se não tem água suficiente as folhas ficam sem seiva; não dá para usar.
    O truque para evitar encharcamentos e dar água à planta é juntar uma boa quantidade de areia à terra do vaso (ou do chão); para o vaso junta-se cerca de um terço de areia. A terra barrenta (com muita argila) é desaconselhável. Se põe pouca água, provavelmente o amarelado é de demasiada exposição ao sol e sede...

    ResponderEliminar
  62. Andr3!
    Você tem um perfil do blogger (e, consequentemente) um perfil do google+... publique as fotos (o google adora isso porque é um grande negócio para eles) e deixe aqui o url.

    ResponderEliminar
  63. É preferível ter a planta ao sol ou à sombra? Agora deixo a minha à sombra devido ao excesso de sol pois o topo das folhas parece que está "vazio". Outra questão é ao eu cortar uma folha ela volta a crescer? E se eu cortar uma folha e plantar noutro vaso vai-se desenvolver uma nova planta?
    Obrigado!

    ResponderEliminar
  64. Os cactos gostam de sol... Mas este cacto, se estiver muito exposto em local muito seco e muito quente, perde viscosidade e seiva. Os meus estão ao sol e o local é quente. Só têm sombra a partir das 4 da tarde; mas eu rego todos os dias...
    Não sei se plantando uma folha ela pega. Os meus Aloés têm "filhotes"(rebentos), muitos filhotes que nascem directamente da terra; e esses sim, Pegam com muita facilidade.

    ResponderEliminar
  65. e dessa maneira a terra seca todos os dias?

    ResponderEliminar
  66. A terra seca todos os dias, sim!
    Se for bem drenada como convém (boa percentagem de areia), basta fazer o teste do toque (mexe na terra para verificar se tem humidade) e logo verá quando a planta tem sede; isto é: quando a terra está completamente seca.

    ResponderEliminar
  67. Na primeira foto qual é o nome do tipo de aloé cuja folha é a de cima?

    ResponderEliminar
  68. Ao sumo de aloé pode-se juntar apenas água em vez de sumo? E que sumo juntar para quem quer engordar?

    ResponderEliminar
  69. Na primeira foto, a folha de cima é de Aloé Barbadensis; é o que se usa comercialmente e é, sem sombra de dúvida, o melhor, mas os outros também podem ser, e são, usados como plantas medicinais.
    Tenha cuidado porque existem publicações na NET que lhes trocam os nomes: chamam "barbadensis" ao "arvorenses" e vice-versa...

    ResponderEliminar
  70. Pode juntar só água ao sumo (para fazer o sumo).
    Para engordar não sei qual é o melhor sumo.

    ResponderEliminar
  71. Boas!
    O que significa quando as folhas do aloé têm manchas brancas?

    ResponderEliminar
  72. Oi Biranta, tenho 24 anos e estou grávida de aproximadamente 2 meses, estou tomando chá de Sene e Carqueja, só esta servido como laxante, sinto cólicas e nenhum sinal de aborto ou menstruação, o que devo fazer?

    ResponderEliminar
  73. Lendo, com atenção, os textos sobre o tema no blogue "REMÉDIOS CASEIROS, Biranta, você mesma ficará em condições de decidir o que fazer.

    ResponderEliminar
  74. Entendi, já estou decidida, devo persistir então né? Na minha cidade não tem artimesia (losna) só vulgare. Estou fazendo chá com Sene, Carqueja, Canela em pó e Cravo da Índia

    ResponderEliminar
  75. Renataa Yasmin20/02/15, 14:57

    Ola Biranta estou gravida de 5 semanas sera que o suco da babosa daria um resultado eficas nesse tempo de gestacao.... e se eu tomar canela com cravo da india ja seria o suficiente.?..... mtt obrigada!!!!!

    ResponderEliminar
  76. Tome os 2: o suco de babosa de dia e o chá de canela com cravinho à noite.
    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  77. Tou tentado engravidar, o aloe verá ajuda?

    ResponderEliminar
  78. Fazer "limpeza" do organismo com aloé vera pode ser importante
    A Tanchagem já foi usada com êxito em casos desses.

    ResponderEliminar
  79. Ola Birita. Bem, tive relação sexual semana passada da quinta, e sexta tomei o anticoncepcional. Mas ate o momento (19/03 quinta) nao desceu nada. Me recomendaram tomar o cha de canela para ajudar, mas só o cheiro de canela faz eu ficar com nauseas. Poderia me recomendar algo que tivesse acesso facilmente, tipo supermercado ou mundo verde da vida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sei o que é para si de acesso fácil... Mas você pode descobrir: leia os textos sobre o tema nos outros blogues, faça uma lista e procure achar.

      Eliminar
  80. Voce demora muito a responder?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes acontece. No outro blogue há comentários aguardando há mais de 2 anos... Não é fácil.

      Eliminar
  81. Biranta minha namorada tem 19 anos ah menstruaçao dela ta atrasada a cerca de 15 dias tenho babosa em casa tava lendo e vir tambem sobre a buchinha. Você que tem mais conhecimentos pode me da uma dica entre os dois qual seria mais indicado para descer a menstruaçao dela se puder me ajudar ficarei muito grato. Agradeço desde já

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Use a babosa. Em princípio será o suficiente. Se demorar use a canela com cravinho.
      A buchinha só com gravidez confirmada e em último caso.

      Eliminar
    2. Ola biranta obrigado por responder fiquei muito grato pela sua ajuda. Eu fiz o da babosa pra minha namorada, eu fiz como vir num comentario la em cima no seu blog ( cortei duas folhas de babosa de 20 cm tirei os espinhos e cortei em cubos e coloquei no liquidificador adcionei agua até a altura dos cubos e deixei bater por 3 minutos nao coei) ela começou a tomar dia 24 terça ela tomou dessa forma.
      1* copo as 19hrs
      2* copo as 00:00
      3* copo as 06:00 dia 25
      4* copo as 12:00
      5* copo as 18:00
      6* copo as 00:00 dia 26 hje.
      Mas até agora nada. Estou preoculpado ela nao sentiu nada nem dor nada apenas vontade de provocar biranta voce que conhece ta correto o modo que eu fiz? Quanto aguardo o resultado? E sobre o da canela com cravinho eu vir oa comentarios e tinha varios tipos e modos diferentes de fazer se puder por favor me diga a receita de um que seja mas adequado para minha namorado por favor isso ta me tirando o sono fico muiito grato e parabens pelo seu blog vejo os comentarios suas dicas ja ajudaram muito gente espero fazer parte dessas pessoas que conseguiram resolver seu problema atravez da sua ajuda. Agradeço desde ja.

      Eliminar
    3. Se ainda não há resultados deve continuar com o chá de canela com cravinho. escolha uma das receitas; elas são algo diferentes mas não importa. Umas levam pinga, outras vinho e outras só água mas todas as que lá encontra funcionaram com alguém. Cada pessoa seguiu o seu caminho... Tem de fazer teste se os resultados não aparecerem em breve...

      Eliminar
  82. eu introduzi babosa na vagina na tentativa de um aborto de 1 mes sera q o metodo foi falho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provavelmente... Para usar o Aloé com esse objectivo veja o comentário 3 DESTE TEXTO: e, se quiser, também pode introduzir...

      Eliminar
  83. Que pena, não consigo visualizar as imagens....
    Gostaria de saber qual tipo é a minha muda de babosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não consegue visualizar as imagens devido ao cinismo do Google.

      Eliminar
  84. Oi Bira, estou gravida a dois meses, estou desesperada não posso ter esse filho, o suco de babosa é indicado nesse caso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode usar o suco de babosa. 2 folhas grandes (mais de 20 cm, corta, cobre com água e junta um pouco de maçã se for necessário, bate e toma um copo a cada 2 horas. Se não for suficiente escolha e tome 2 chás dos mais usados

      Eliminar
  85. oi biranta voce acha que o boldo faz desce a menstruacao preciso urgente

    ResponderEliminar
  86. Ola biranta estou com menstruçao atrasada d uma semana sera q posso tomar aloe vera para menstrução descer

    ResponderEliminar
  87. A Babosa se toma de 2 em 2 hs um copo ou de 6 em 6 hs? O suco ou o chá qual é a melhor opção? Estou com aproximadamente 6 a 7 semanas. Já tomei quina quina durante 2 dias em jejum, tomei o suco de sambacaita duas vezes, tomei o cha de sene, agora que vi seu blog optei pelo suco da babosa fiz 1 folha de 20 cmm cortada em cubos no liquidificar coloquei água cubrindo os cubos e bati durante alguns minutos. Tomei um copo as 4 hs e vou tomar 6 outro e 12 outro estou ainda tomando cha de sene intercalando. Será que vou conseguir? A Babosa tem que ser tomada em jejum e depois de quanto tempo posso comer alguma coisa? Tô desesperada não sei o que faço. Não encontrei as outras ervas que vi em seu blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode comer normalmente. Está a fazer correcto. A babosa não tem de ser tomada em jejum (não precisa ficar em jejum para tomar) mas convém ser um pouco antes das refeições ou no intervalo entre refeições... Se toma de 2 em 2 horas consegue mais facilmente. Se for para limpar depois ou por qualquer outro motivo, pode tomar só 2 vezes ao dia...

      Eliminar
    2. Biranta, tudo bem?

      Estou gravida de 8 semanas, já tomei cha de canela, cravo e vinho, buchinha do norte, Artemísia, arruda, macela e não fez nenhum resultado.
      Tomei por 10 dias.
      Você indica alguma cha que agora?

      Eliminar
    3. Alguma coisa fez errado, serão as doses?
      Tome 2 chás: arruda ou losna, um litro por dia e canela + cravinho à noite. Se não sente nada no 2º dia tem de aumentar as doses e plantas.

      Eliminar
  88. Olá Biranta!!! Estou com gravidez confirmada de 2 quase 3 semanas. Já tomei por 2 dias exatamente o chá da canela em pauzinhos mesmo... Sendo que o primeiro chá fiz como na receita, depois de pronto acrescentei umas 2 colheres de sopa de mais canela(agora em pó) e senti algo diferente, mas nada de vir. O outro fiz o chá + boldo. E sinto cólicas, porém até agora nada. E estou fazendo uso agora da babosa, feita batida conforme receita no seu blog realizada por mulheres na minha situação. O que será que devo continuar usando?? Ou tento Artemísia+ Arruda? Só quero tirar essas dúvidas.. Ja peguei muitas receitas aqui no seu blog, obrigada! E me chamo Lidiane.. Abraço

    ResponderEliminar
  89. Biranta, me utilizei dos chás indicados no seu blog e estava com duas semanas de gravidez, acredito eu. Há três dias venho ''menstruando'' e queria saber o que faço agora? Continuo com os chás? Uso a babosa ou tanchagem agora para limpar tudo? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por agora pára com os chás. Em princípio não necessita fazer mais nada mas, para garantir, faz teste depois de 12 dias...

      Eliminar
  90. eu e minha mae de 72 anos tomamos babosa com casca e tudo batido com mel nao da diarreia nenhuma nem muito menos e toxica e minha mae pinga o gel branco da mesma no olho e se curou de catarata comprovado com exames. o limao junto com a babosa e um balsamo para o corpo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradecemos o testemunho; bem haja, Felicidades!

      Eliminar
  91. como aborta com babosa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Encontra a "receita" no comentário 3 desse texto:
      http://socionatural.blogspot.pt/2012/10/plantas-que-provocam-aborto-iv.html

      Eliminar
  92. Gostaria de saber se alguém,sabem onde comprar babosa arboneses. Pois estou com queda de cabelo,muito forte e não sei o que fazer ja passei no dermatologista é não adiantou nada. Se alguém puder me ajudar.

    ResponderEliminar
  93. Estou com 3 semanas de gravidez aproximadamente tomei chá de canela com cravinho pinga,e também com vinho e escalda pés a noite,de dia tomei chá de carqueja com quebra pedra tomei uns 4 dias sem resultado so poucas cólicas,ontem resolvi tomar o suco de babosa tomei 5 copos de 200ml e hj resolvi para um pouco e to com cólicas e um pouco de dor de barriga será que está dando certo?continuo a tomar amanhã ou espero um pouco mais?

    ResponderEliminar