SOLANUM NIGRUM
ou
TOMATEIRO BRAVO
Solanum nigrum L.
Sinonímia botânica: Solanum americanum Miller 16
Família botânica: Solanaceae
Também conhecido como "erva-moura"... e vários outros nomes
(outros nomes comuns: maria-pretinha(*), caraxixá, erva-de-bicho, pimenta-de-galinha, erva tostão, arrebenta cavalo ou mata cavalo, aguaraquiá, aguaraquiá-açu, araxixu, caaxixá, caraxixu, erva-noiva, guarataquiginha, guaraquim, pimenta-de-cachorro, pimenta-de-rato)
(*) - Aparece referenciada como tendo também o nome popular de "maria preta". Porém, numa rápida consulta online verificou-se que existem dezenas doutras plantas que também são assim designadas popularmente; isto é: também são chamadas de "maria preta"... enfim
Planta tóxica, perigosa para pessoas e animais, mas que também tem uso fitoterápico...
A Erva Moura (Solanum nigrum) é uma planta herbácea, vivaz (anual) da família das solanaceaes, aparentada com a beringela (Solanum melongena), a batata (Solanum tuberosum) e o tomate (Solanum lycopersicum). Actualmente cresce silvestre em quase todo o mundo.
Se o terreno e as condições de nutrição forem favoráveis, a "erva moura" pode tornar-se bastante tóxica, contendo elevadas concentrações de solanina, um alcalóide que a protege dos predadores.
Princípio activo tóxico: alcalóides indólicos (solanina)
Foto 1 - solanum nigrum, tomateiro bravo, erva moura (em primeiro plano) ainda em flor.
Esta planta dá umas flores minúsculas, brancas com corola amarela, muito bonitas. O caule é preto.
Foto 2: Solanum nigrum, tomateiro bravo, erva moura ainda em flor... nesta foto (doutro pé) vê-se mais nitidamente o caule preto
É uma planta herbácea, anual, medidndo entre 30 e 60 centímetros de altura (dizem), vulgarmente considerada daninha (aparece sem ser convidada onde ninguém a quer).
Solanum nigrum, tomateiro bravo, erva moura. As flores
Utilizações
Há quem use as bagas como corante natural (experimentalmente, pelo menos); há quem diga que o chá das suas folhas é um excelente tratamento para os problemas do aparelho genital feminino
Foto 3 - Solanum nigrum, tomateiro bravo, erva moura, maria-preta. Depois das flores aparecem as bagas. Primeiro verdes
Foto 4 - Solanum nigrum, tomateiro bravo, erva moura. Depois das flores aparecem as bagas que começam por ser verdes e passam a ser pretas quando maduras.
Acção Medicinal e Usos --- Esta espécie tem reputação de ser muito venenosa, facto que é contestado por investigações recentes: Em experiências com cães têm sido obtidos resultados muito variáveis, o que pode ser explicado pelo facto de a concentração do princípio activo tóxico, solanina, que existe em quantidade considerável na erva fresca, variar muito em diferentes estações do ano, (e também de acordo com o terreno e condições de nutrição?).
As bagas são prejudiciais às crianças, mas são frequentemente consumidos por adultos com "impunidade" (sem consequências adversas), especialmente quando bem maduras; isto porque o princípio activo venenoso está associado,principalmente, a todas as partes verdes. O gado não come a planta e as ovelhas raramente lhe tocam.
É usado na medicina de forma semelhante à "dulcamara", mas é mais potente e possui maiores propriedades narcóticas.
Segundo os entendidos na matéria, 1 ou 2 grãos das folhas secas, em infusão em água a ferver, actuam como um sudorífico forte.
Em Bohemia as folhas são colocadas nos berços de lactentes para promover o sono. Nas ilhas de Bourbon e Maurícias, as folhas são consumidas em vez de espinafre, e diz-se que o fruto é comido sem inconvenientes (pelos soldados estacionados no Kaffraria britânico).
Revelou-se útil em problemas cutâneos (de pele), mas a sua acção é variável, e é considerado um remédio algo perigoso, excepto em doses muito pequenas.
Diz-se que as folhas frescas, amassadas, são utilizadas externamente para aliviar a dor e diminuir a inflamação, e os árabes aplicam-nas em queimaduras e úlceras.
O sumo (suco) tem sido utilizado para micose, gota e dor de ouvido. Misturado com o vinagre, diz-se ser bom para gargarejo e bochechos.
As fotos acima foram tiradas em terrenos baldios. As plantas são pequenas...
Mas se calha de terem espaço e tempo para nascerem num qualquer recanto de jardim... regado, então é vê-las crescer... vicosas
Foto 5 - Solanum nigrum, tomateiro bravo, erva moura, num recanto dum jardim público, regado frequentemente. Esta planta tem, seguramente, o dobro da altura das das fotos acima
Foto 6 - Solanum nigrum, tomateiro bravo, erva moura, num recanto dum jardim público, regado frequentemente. As flores.
Foto 7 - Solanum nigrum, tomateiro bravo, erva moura, num recanto dum jardim público, regado frequentemente.
Foto 8 - Solanum nigrum, tomateiro bravo, erva moura, num terreno ajardinado, regado frequentemente mas com regas menos generosas... mesmo assim, veja-se como cresceu.
APELO!
Participação Cívica e Direitos Fundamentais:
-- Petição Para Valoração da Abstenção
-- Assine a petição AQUI, ou AQUI ou AQUI, ou AQUI, ou AQUI
-- Denúncia de Agressão Policial
-- Petição contra os Crimes no Canil Municipal de Lisboa
Sem comentários:
Enviar um comentário