sábado, 16 de maio de 2009

Teixo e Toxicidade

TEIXO - Taxus baccata



Teixos são árvores do grupo das resinosas que, todavia, podem ter aspecto arbustivo, como no caso da foto.
São árvores de crescimento lento que atingem 10 a 15 metros de altura (ou um pouco mais em casos raros) e vivem entre 1500 e 2000 anos. As folhas duram 8 anos.
É uma espécie "dióica"; isto é: existem Teixos masculinos e Teixos femininos.



Imagem do Teixo (jovem) obtida na NET (wikipédia).


Os Teixos são muito bonitos e muito usados, actualmente, como plantas ornamentais, mas estiveram quase em vias de extinção devido à sua toxicidade, a ponto de terem sido necessárias "medidas de protecção".

Os Teixos são tão tóxicos (ou têm tanta fama de o ser) que as substâncias tóxicas chamam-se "tóxicas" graças ao Teixo que originou esta designação, que lhes deu "nome".
Isto porque, "com excepção dos frutos, todas as partes verdes do teixo possuem um alcalóide tóxico, a taxina, que o torna perigoso, tanto para os animais como para os homens."



Este é um teixo dum jardim particular


Diz-se que os Teixos eram muito vulgares nos cemitérios, no tempo em que os caixões eram levados em carroças puxadas por cavalos.
Enquanto esperavam as cerimónias fúnebres os cavalos iam comendo as folhas dos Teixos e morriam "intoxicados".
Esta referências à morte dos cavalos nos cemitérios é apenas um dos motivos que determinaram a "perseguição" aos Teixos e a sua destruição sistemática, devido à sua toxicidade.
No entanto, muito recentemente, descobriu-se que a taxina é muito útil na produção de medicamentos para curar o cancro.
A madeira do Teixo também tem interesse particular nomeadamente por ser imputrescível.

Esta página contém uma boa descrição dos Teixos assim como fotos de todos os elementos que compõem o Teixo: troncos, folhas, frutos, etc.

«»«»«»«»«»

Nesta outra página é referida a utilização do taxol (ou taxina) extraído do Teixo, na produção de medicamento para a angina de peito, assim:

"Estudos realizados em vários países demonstram que o paclitaxel, medicamento sintetizado do taxol, tem obtido bons resultados em pacientes com doenças coronarianas.


O paclitaxel é uma substância extraída da casca do teixo do Pacífico (taxus brevifolia). Como os poucos exemplares da espécie existentes não podem cobrir a demanda mundial, a substância passou a ser retirada também do teixo europeu (taxus baccata)

Atualmente, porém, a árvore está na lista das espécies ameaçadas na Alemanha e outros países europeus, principalmente por causa do aproveitamento de sua madeira durante a Idade Média.

Uso médico

Pesquisas realizadas nos últimos 15 anos, verificaram os bons resultados do paclitaxel no reparo das artérias do coração obstruídas e na conservação, a longo prazo, do livre fluxo sanguíneo. O método mais usado, hoje, para fazer esta desobstrução é o stent – pequeno tubo implantado na artéria, com o objetivo de segurar as paredes internas e permitir o funcionamento normal.

Doenças contras as quais o remédio ajuda

A arteriosclerose – espessamento e endurecimento das artérias provocado, entre outros fatores, pelo depósito de gordura – é uma das enfermidades em que o uso do paclitaxel pode ser positivo.

Quando a obstrução atinge níveis muito severos, a pessoa passa a sentir fortes dores no peito e nas costas, acompanhadas pela dificuldade de respirar, um mal conhecido pelo nome de angina pectoris".


«»«»«»«»
APELO!
Atenção às campanhas mais recentes:
-- Petição Para Valoração da Abstenção
-- Assine a petição AQUI, ou AQUI ou AQUI, ou AQUI, ou AQUI
-- Denúncia de Agressão Policial
-- Petição contra os Crimes no Canil Municipal de Lisboa
«»«»«»

Sem comentários:

Enviar um comentário