domingo, 1 de novembro de 2009

Alfazema ou Lavanda (Lavandula dentata)

Alfazema ou Lavanda.


Foto de Alfazema, ou Lavanda, num jardim público.

Há quem lhe chame, simplesmente, essência (numa referência clara à sua utilização mais comum: o perfume ou aroma que exala.

Nomes científicos: Lavandula dentata; Lavandula sp; Lavandula angustifolia ou Lavandula officinalis... e outros

Alfazema, florida, em vaso. As flores, depois de secas, apanham-se para serem usadas como ambientador, ou para outras aplicações.

A alfazema tem inúmerass aplicações, principalmente em perfumaria, ambientadores, detergentes; mas também como Remédio Caseiro...


Pormenor das flores da alfazema


Pormenor das folhas da alfazema



«»«»«»«»
APELO!
Atenção às campanhas mais recentes:
-- Petição Para Valoração da Abstenção
-- Assine a petição AQUI, ou AQUI ou AQUI, ou AQUI, ou AQUI
-- Denúncia de Agressão Policial
-- Petição contra os Crimes no Canil Municipal de Lisboa

5 comentários:

  1. Filho, aprenda botânica primeiro para fazer um blog sobre plantas!

    Onde estão as caracteríscas que dão nome ao blog? forma da flor, folhas, caule, raízes, etc? família, espécies????

    É facil falar sobre coisas sem realmente saber do que se fala...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois e, precisei de uma pesquisa para um trabalho ai pensando q iria encontrar aqui ,ai nao tinha nada do q eu tava procurando.

      P.S: vo te dar uma dica , quando for escrever no blog leia o q esta escrevendo principalmete se o titulo tem a ver com o q vc escreveu

      Eliminar
  2. Amigo!
    Se você tem tempo e disponibilidade para APRENDER BOTÂNICA (ou se já sabe Botânica) e ainda tem tempo para descrever, com todos esses promenores, as plantas, porque não faz você mesmo uma página, na NET, sobre plantas?

    Na verdade, todos estes textos estão incompletos, quanto às caracterísitcas, E NÃO SÓ, POR ABSOLUTA FALTA DE TEMPO. Num dos meus outros blogues estão mais de duzentos comentários, SEM RESPOSTAS, devido a essa mesma falta de tempo. Por isso lhe repito: se você tem tempo e os conhecimentos (que acha que eu não tenho) porque não publica você um site?
    Ah Pois! É mais fácil destruir (e criticar) do que fazer alguma coisa de positivo...
    Se você fizer esse site (ou se já o tem) não esqueça de deixar aqui a informação e o "link", porque vou usar a sua ajuda (se ela tiver valor...) até porque, algumas dessas informações, elementarissimas, que aqui encontra, foram publicadas por necessidade (sobretudo as fotos) porque existe muita gente que não conhece as plantas pelos nomes e necessita conhecer.
    Mas sim, reconheço a minha enorme ignorância em relação a essa matéria...
    A diferença entre nós dois é que eu consigo fazer alguma coisa de útil, PARA OS OUTROS, apesar da minha ignorância (limitação de conhecimentos que é comum a todos os seres humanos), enquanto que você, com toda a sua sabedoria, não mostra obra...

    ResponderEliminar
  3. Nossaaaaaaaa!! quanta indelicadeza e ignorãncia desse anônimo heim? amei sua resposta viu? faço questão de dizer aqui, que foi através do seu POST que passei a conhecer essa linda plantinha e que será uma das minhas próximas aquisições.
    Um grande abraço!!
    Rejane

    ResponderEliminar
  4. Ola Biranta. É para mim um prazer ler os seus postes. Gostaria que postasse um sobre a hepatite B.
    Muito obrigada

    ResponderEliminar